Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Bolsa ainda é melhor opção para longo prazo, dizem especialistas | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Bolsa ainda é melhor opção para longo prazo, dizem especialistas

Apesar de os investimentos na Bolsa terem rendido menos do que os de renda fixa nos últimos anos, as ações continuam sendo uma boa opção para quem tem planos para o longo prazo, dizem especialistas em finanças.

Um estudo feito pelo economista e blogueiro do UOL Samy Dana com base em mais de 38 mil simulações de investimentos mostra que, desde o início do Plano Real, em 1994, o rendimento da Bolsa vem ficando abaixo do rendimento médio do CDI na grande maioria das vezes. O CDI é usado para remunerar investimentos como o CDB.

O economista e planejador financeiro Marcos Silvestre diz que, nos últimos 18 anos, a Selic (taxa básica de juros da economia) foi muito alta, o que teve impacto muito positivo no rendimento das aplicações de renda fixa.

A remuneração do CDI, por exemplo, costuma estar diretamente atrelada à Selic.

“A tendência, daqui para a frente, é que a Selic fique mais próxima das taxas praticadas em outros países do mundo, e continue em queda. A redução dos juros básicos deve pressionar para baixo a remuneração da renda fixa”, diz Silvestre.

Resultado da Bolsa deverá melhorar nos próximos anos

Além disso, o planejador financeiro afirma que, nos próximos anos, uma quantidade maior de empresas deve abrir capital e colocar ações à venda na Bolsa brasileira, o que deverá atrair mais investidores e melhorar os resultados das ações.

“Existe uma nova classe média que está agora tendo acesso ao consumo e ao crédito e que, numa próxima fase, deverá começar a experimentar a poupança e, depois, investimentos mais dinâmicos, como a Bolsa”, diz Silvestre.

Para o economista, é “muito improvável” que o cenário observado nos últimos anos se repita. Por isso ele sugere o investimento em Bolsa como a melhor opção para quem tiver planos de longo prazo (pelo menos cinco anos) para seu dinheiro.

O consultor financeiro Jurandir Sell Macedo, concorda. “É preciso ter cuidado quando se olha para o passado para se tentar extrair lições para o futuro”, diz. “Pode parecer que houve uma deficiência da Bolsa no passado, mas o que houve na verdade foi uma anormalidade do CDI, por causa da Selic muito alta. Isso não deve se repetir.”

Macedo afirma que a Bolsa é interessante para quem usa a estratégia de investir comprando ações aos poucos, durante um longo período de tempo.

O economista e blogueiro do UOL Samy Dana, que fez o estudo e é professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas), concorda que o cenário foi atípico nos últimos anos. “Mas é preciso ter em mente que as pessoas que investiram na Bolsa fizeram isso porque achavam que iriam ganhar mais que o CDI assim mesmo.”

Para Fausto de Arruda Botelho, diretor da Enfoque Gráfico, empresa especializada em análise gráfica de ações, não é possível tirar conclusões com base nos dados do estudo. “A única coisa que dá para concluir é que a Bolsa não é um investimento seguro, seja pelo tempo que for”, afirma.

Do Portal UOL Economia
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado