Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Antes tarde do que nunca: mais seis meses para organizar as contas | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

Antes tarde do que nunca: mais seis meses para organizar as contas

A virada do ano é sempre cheia de promessas: vou organizar minhas contas, planejar meu futuro, viajar, deixar de fumar, começar a academia… Mas colocá-las em prática não é tão simples assim.

Com relação às finanças, o planejamento deve começar, em primeiro lugar, pela vontade de mudar. “Não consegue se planejar quem não tenta com seriedade, quem não está disposto a admitir (para valer!) que o planejamento financeiro é uma caixa de ferramentas para assegurar qualidade de vida em dias “complicados” como os que vivemos. Porque lidar bem com dinheiro não é algo simples ou intuitivo, não diante do universo de opções que temos hoje em nossa vida financeira”, afirma o educador e planejador financeiro Marcos Silvestre.

E, para quem ainda não começou o “plano da virada” no orçamento, vale a máxima: antes tarde do que nunca.

“O período de 12 meses para adotar o Plano da Virada, para mudar sua relação com o dinheiro e transformar completamente sua vida financeira, pode (e deve!) começar a qualquer momento do ano. Quanto antes, melhor!”, aconselha Silvestre, que lançou, no final do ano passado, o livro “12 meses para enriquecer”.

Os riscos da falta de planejamento

Lidar bem com o dinheiro não é simples ou intuitivo, na opinião de Silvestre, principalmente diante do universo de opções que temos em nossa vida financeira.

Assim, a falta de planejamento pode custar bem caro. Para o especialista, quem não se planeja só tem um caminho para realizar seus sonhos: as dívidas, principalmente as não planejadas. “Um caminho que é mais arriscado, demorado e custará bem mais para o seu bolso”.

Retomando o plano da virada

De acordo com o educador, iniciar um planejamento de sucesso é como começar um regime alimentar: não há porque esperar a segunda-feira!

“Quem começar agora mesmo ganha a chance de festejar o Réveillon tendo muito o que comemorar em termos de gastos mais econômicos, dívidas mais prudentes e investimentos mais dinâmicos”, diz. “Quem arregaçar as mangas agora já poderá entrar 2012 no caminho do enriquecimento contínuo”, completa.

Mais seis meses

Para Silvestre, os primeiros seis meses constituem o “período de fogo da virada”, ou seja, são os meses no qual muita coisa é questionada e alterada na vida financeira.

“Se houver persistência, a partir daí, os novos padrões de relacionamento saudável com o dinheiro começam a virar hábito, e hábitos são padrões de comportamento quase automáticos, algo que não se sofre para fazer, porque acaba sendo natural. E os benefícios acabam falando mais alto”, revela.

Do Portal Infomoney
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado