Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
"Antes de investir, pague as dívidas", aconselha consultor | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais, Notícias

“Antes de investir, pague as dívidas”, aconselha consultor

Eliminar as dívidas é mais importante do que investir. A afirmação é do consultor e autor, Samuel Marques.

“O melhor investimento do mercado é pagar suas dívidas, porque nenhum investimento vai remunerá-lo mais do que a dívida cobra”, afirmou ele em entrevista à InfoMoney TV, durante a Expo Money 2011.

E aconselha: “então, se você tem dinheiro, é melhor pagar o cheque especial do que investir na Bolsa ou no CDB. Então, primeiro pague as dívidas e depois pense em investir”.

Evite novas dívidas

De acordo com o consultor, muitas pessoas sofrem de pensar em cortar gastos para pagar as dívidas, mas isso não é necessário. “Tem gente que prefere se endividar a deixar de tomar um café, mas não é necessário deixar de tomá-lo, o importante mesmo é não se endividar. E para isso, o primeiro passo é não comprar mais a prazo”.

Marques afirma que quem espera juntar o dinheiro para comprar, ao invés de dividir em dez vezes, não precisa cortar gastos. “O ideal é ter o seguinte pensamento: se eu não tenho o dinheiro, eu não vou comprar”.

O segundo passo, segundo ele, é tentar antecipar o pagamento das dívidas já existentes. Mas a maior dificuldade é não se render ao desejo de, ao pagar uma dívida, colocar outra no lugar.

“Tem gente que está apertado com três financiamentos, mas, quando paga um, não consegue resistir a tentação de fazer outro. A pessoa às vezes pensa: sem financiar, não consigo comprar. [Isso] não é verdade. Se ela esperar juntar o dinheiro, ela compra o bem e, sem pagar os juros do financiamento, ainda consegue comprar uma segunda coisa. Esse é o segredo”, finaliza.

Do Portal InfoMoney
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado