Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
Antes de comprar fundos imobiliários, faça o dever de casa | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

Antes de comprar fundos imobiliários, faça o dever de casa

Por Jurandir Sell Macedo

Fui criado escutando uma receita clara de investimentos: “junte terra nem que seja no vão de suas unhas. Quem compra terra, não erra!”. Como meus antepassados eram imigrantes que saíram da Europa porque não tinham terra, grande riqueza da Era Agrícola, a atitude fazia todo o sentido para eles.

Tive muita dificuldade para abandonar este ensinamento e devo confessar que só o fiz parcialmente. Na Era Industrial, as terras agrícolas renderam muito menos que as fábricas, que eu podia tranquilamente comprar investindo em ações. Com a industrialização, as pessoas se mudaram do campo para as cidades e os imóveis urbanos também valorizaram muito.

Na época em que as cidades e a população brasileira cresciam muito e o Brasil vivia um período de elevada inflação, os imóveis urbanos foram uma excelente forma de aplicação. Assim, muitos brasileiros adaptaram aquele conselho sobre a terra para “quem compra imóvel, não erra”. O sucesso de quem aplicou em imóveis nos últimos anos explica o apreço que muita gente conserva por este tipo de investimento.

Recentemente surgiram no Brasil os fundos imobiliários, que prometem, além das qualidades de um imóvel, a facilidade de ter um gestor cuidando de todos os problemas que uma locação ou o desenvolvimento de um imóvel pode gerar. E mais a vantagem de ter um incentivo fiscal.

Investir em um fundo imobiliário pode ser muito bom, mas nem todo fundo imobiliário é igual. Antes de investir em um imóvel, as pessoas geralmente fazem uma profunda análise para saber onde o imóvel está localizado, para que fim ele se destina, seu estado de conservação e muitos outros detalhes. Mas poucos estão fazendo o dever de casa na hora de comprar um fundo imobiliário.

Nem todo fundo imobiliário é igual e nem todos vão ter um bom retorno no futuro. O grande sucesso recente vai abrir espaço para algumas pessoas ganharem muito dinheiro em cima de pequenas perdas de uma grande quantidade de pessoas. Com a ressalva que estas pequenas perdas podem ter enorme peso para aqueles que perdem.

A revista Exame desta quinzena traz uma excelente reportagem, da jornalista Maria Luíza Filgueiras, que pode ajudar a diferenciarem o joio do trigo. Leia aqui “O oba-oba dos fundos”.

Jurandir Sell Macedo é consultor de Finanças Pessoais do Itaú Unibanco, professor da UFSC e fundador do IEF.

Facebook Twitter 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

2 comentários to “Antes de comprar fundos imobiliários, faça o dever de casa”

  1. Ótimo site !
    Continuem realizando esse ótimo trabalho e trazendo sempre informações exclusivas…
    Um ótimo trabalho para toda a equipe.

    Abraço.
    Ewerton Maciel

Deixe seu recado