Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
A melhor maneira de gastar o 13º salário | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

A melhor maneira de gastar o 13º salário

Quem recebe o 13º salário logo pensa em gastar com os passeios de fim de ano, consumos de férias e, claro, aquela lista de presentes de Natal. São todos ótimos destinos para a renda extra. A troca de presentes deve ser um momento de alegria. Presentear é dar algo a alguém sem esperar nada em troca. Receber presentes é ser lembrado por alguém que abre mão de algo que é seu em nosso proveito, também sem nada exigir.

O que é preciso evitar é o excesso. Devemos refletir sobre as consequências futuras do consumo exagerado. Será que vale a pena gastar todo o 13º e eventualmente até assumir novas dívidas ou é melhor ter um Natal mais contido e preservar alguma reserva financeira para ter tranquilidade e paz de espírito no novo ano?

Que tal, neste fim de ano, utilizar a renda extra para melhorar a situação financeira e tentar, com menos consumo, recuperar as verdadeiras raízes do Natal? Lembre-se que o Natal não é a festa do consumo – é o momento de estar entre aqueles de quem gostamos. E o maior presente, verdadeiramente, é estar presente.

Assim sobra dinheiro para pagar dívidas ou, se as contas estiverem no azul, dá para abastecer as reserva de emergência e de aposentadoria. Claro que os presentes não podem faltar. Mas existe uma solução que agrada os amigos, a família e é financeiramente saudável: usar a criatividade para produzir os próprios presentes. Veja abaixo algumas dicas.

- Tem talento para cozinhar? Uma saborosa torta, um bolo ou biscoitos de Natal sempre agradam.

- Um porta-retratos e uma bela foto com a pessoa presenteada pode fazer o momento especial ficar na memória por todo o ano de 2012.

- Quem tem dom para trabalhos manuais pode produzir itens de artesanato para toda a família e amigos.

- Reúna em uma pasta arquivos de música, fotos e vídeos que a pessoa goste e dê um presente multimídia para os entusiastas da tecnologia.

- Sabe compor ou escrever? Que tal usar a inspiração para criar um poema ou uma canção especial? Certamente motivação não vai faltar.

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado