Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
3 passos para usar o 13º salário com sabedoria | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

3 passos para usar o 13º salário com sabedoria

Receber o décimo terceiro salário é uma alegria para muitos trabalhadores. Mas pode trazer preocupações também, caso a pessoa não pense primeiro na própria saúde financeira. Usar o dinheiro extra apenas para dar entrada em vários presentes de Natal e começar o ano com dívidas, por exemplo, é garantia de dor de cabeça no futuro.

O bom uso do 13º salário é um dos temas da entrevista da colunista de economia do jornal Diário Catarinense, Estela Benetti, com o consultor de Finanças Pessoais do Itaú e professor da UFSC, Jurandir Macedo. Para seguir a sugestão, basta responder três perguntas:

1. Está com dívidas? Se não, pule para o segundo passo. Se a resposta for sim, o melhor é usar a renda extra para saldá-las, começando pelas mais caras – como cheque especial e cartão de crédito.

2. Está preparado para a aposentadoria? Se a resposta for sim, vá direto ao passo 3. Já se suas reservas de previdência merecem um reforço, o décimo terceiro salário é uma excelente oportunidade. Dependendo do fundo, contribuições feitas até o final do ano podem até reduzir o Imposto de Renda a pagar no ano que vem.

3. Quem não tem dívidas e está preparado para o futuro pode (e deve) aproveitar a bem-vinda renda extra para comprar o que deseja, dar presentes e gastar nas férias.

Além dessa dicas, Jurandir Macedo também falou sobre como investir nesse período de juros mais baixos, com a taxa Selic a 7,25% ao ano, e explicou o que é sustentabilidade financeira. Assista acima à entrevista na íntegra:

 

Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado