Warning: preg_match() [function.preg-match]: Unknown modifier 't' in /home/edufinan/public_html/wp-content/plugins/mobile-website-builder-for-wordpress-by-dudamobile/dudamobile.php on line 603
3 cuidados ao usar o cartão de crédito | Instituto de Educação Financeira

Finanças Pessoais

3 cuidados ao usar o cartão de crédito

Ele representa uma facilidade: concentra os gastos para pagamento em uma vez só por mês, detalha na fatura cada consumo e possibilita ganhar pontos para trocar por milhas ou outras vantagens. O cartão de crédito é mesmo uma maravilha para muita gente. “Eu adoro o cartão de crédito! Tudo que posso, compro no cartão”, comenta o consultor de Finanças Pessoais do Itaú Unibanco e professor da UFSC Jurandir Sell Macedo.

Mas ele mesmo faz a ressalva: não é todo mundo que sabe usar o cartão de crédito. E quem não sabe usar acaba assumindo dívidas com uma das taxas de juros mais altas do mercado e estraga a própria vida. E bastam três cuidados simples para aproveitar o cartão, sem dores de cabeça:

1. Tenha em mente que o dinheiro está saindo do bolso, sim. O cartão de crédito pode dar a falsa sensação de que você está levando um produto para casa, mas não está gastando. Não caia nessa.

2. Guarde antes o dinheiro para pagar a fatura no valor integral. Levar uma surpresa ao abrir a conta e acabar pagando o valor mínimo por falta de recursos para quitar o total pode ser o começo de uma grande bola de neve de dívidas.

3. Busque alternativas de crédito mais barato, caso você já tenha caído no crédito rotativo do cartão. Crédito pessoal ou consignado podem ser as saídas. O importante é não deixa a dívida acumular.

Ouça agora o podcast e saiba mais sobre como evitar problemas com cartão de crédito.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Você tem alguma dúvida pontual sobre finanças pessoais e investimentos? Deixe um comentário e aguarde, que Jurandir Macedo pode responder sua pergunta no próximo podcast.

Veja mais Podcasts
Você gostou deste artigo? Compartilhe:

Deixe seu recado